saiba mais em www.mybesthome.eu


Cada espécie tem sua textura e cor particulares e, apesar de variarem de árvore para árvore, essas características podem quase sempre ser usadas para identificar a madeira.

Madeiras para móveis são escolhidas e avaliadas pelo tipo de textura e cor. Madeiras duras normalmente têm uma textura mais rica e fina do que as macias, mas há texturas ricas de todas as cores e padrões. Madeiras com padrões muito distintos são normalmente mais valiosas do que as madeiras com padrões baixos ou indistintos e as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. É por isso que o antigo acabamento deve ser completamente removido antes de se dizer com certeza com que tipo de madeira uma peça de mobília foi feita.


Identificar o tipo de madeira usado no seu móvel pode parecer difícil a princípio, mas fica mais fácil quando você adquire experiência. Com prática, é possível reconhecer vários tipos de madeira pelo cheiro e pelo toque, bem como pela cor e pela textura. Você deveria analisar as seguintes questões:
Considerar a peça da mobília - quantos anos tem e qual o seu estilo? Alguns tipos de mobília são feitos com madeiras específicas - freixo, por exemplo, é largamente usada - e a maioria dos móveis novos é feito de madeiras não usadas em móveis antigos.

Observar a cor - apesar da cor variar consideravelmente de uma árvore para outra, o seu tom é razoavelmente constante dentro da espécie; a intensidade da cor pode mudar, mas não a qualidade. Algumas madeiras têm características de cores bem distintas - o álamo, por exemplo, é a única madeira com coloração verde e o rosa-pau pode ser roxo escuro.

Observar a textura - a madeira tem textura aberta ou fechada? Os poros são distribuídos por igual ou estão concentrados nos anéis de crescimento? A textura é recta ou ondulada, manchada ou em curvas?
Agora que você observou o móvel de perto, deve notar que ele é feito de compensado (finas camadas de madeira) ou de uma combinação de madeiras. Ambas são práticas comuns na fabricação de móveis.

Compensados e marchetados: como as madeiras raras são escassas e sempre foram mais caras do que as outras madeiras, muitos tipos de móveis, novos ou antigos, são feitos com compensado - uma fina camada de madeira colada a uma base de madeira mais barata ou madeira compensada. Em móveis antigos, compensados e marchetados de madeiras raras eram frequentemente usados para formar desenhos ou efeitos especiais; madeiras exóticas eram muito apreciadas. Em móveis modernos, compensados são usados onde madeira sólida não existe ou é muito cara. Madeiras diferentes são usadas em compensados e marchetados.
Alguns compensados são cortados do topo das árvores, onde a textura é mais interessante; alguns são cortados num determinado ângulo a fim de produzir um padrão particular. Alguns padrões de texturas altamente valorizados, como a figura de olho de pássaro no bordo e os padrões de nós, são resultado de crescimento irregular. Algumas madeiras compensadas, como as madeiras com nós, não são usadas para construções sólidas porque a madeira não é forte o suficiente. Ébano, ao contrário, é usado em compensados porque é muito pesado para ser usado sozinho.
Os compensados são frágeis e podem ser danificados por técnicas de acabamento. São comuns em móveis modernos. Examine bem o seu móvel antes de começar a trabalhar com ele. Qualquer madeira com muitos desenhos é provavelmente compensado. Nem sempre é óbvio o que é compensado e o que não é. Às vezes, o compensado é visível da superfície da madeira, uma fina camada colada na base da madeira. Se você não pode ver uma junção na superfície, examine uma área sem acabamento sob a peça. Se a madeira sem acabamento parece igual à superfície com acabamento, a peça é provavelmente de madeira sólida. Se há uma diferença considerável, provavelmente é compensado.
Para manter os móveis como no dia em que eles chegaram à sua casa é preciso ter alguns cuidados básicos e uma manutenção corrente. Aqui ficam algumas dicas para manutenção, e limpeza dos seus móveis.
Para a manutenção em móveis de madeira maciça, aplicar cera em pasta diluída com aguarrás. Deste modo a madeira fica nutrida e ao mesmo tempo afasta as traças.
Móveis com acabamento à base de nitrocelulose ou poliuretano, deverão apenas ser limpos com um pano levemente humedecido com água. No caso de uma mancha persistir, utilizar um pano levemente humedecido com água e sabão neutro.
Nunca utilizar produtos abrasivos, esponja de aço e outros. Use apenas uma flanela seca para efectuar a limpeza.
Não encoste o móvel à parede nem o arraste pelo chão. Se for preciso trocá-lo de lugar, esvazie-o totalmente e puxe-o pela base ou por um local próximo a ela.
Não molhe nem exponha o móvel à humidade ou à luz solar directa ou outra forma de calor.


www.mybesthome.eu

Sem comentários: