saiba mais em www.mybesthome.eu
Conselhos para os novos jardineiros
Para obter bons resultados é necessario ter os utensílios adequados. É fundamental ter uma mangueira , fertilizante, sementes e luvas de jardinagem. Com o passar do tempo virá a ter necessidade de comprar outros utensílios mas, por enquanto, estes são os suficientes para iniciar.
Inicie pelas pequenas coisas. Se não tem a certeza de quanto tempo pode dedicar à jardinagem, comece por plantar em vasos e talvez por algumas filas de flores no jardim.
Certifique-se de que plantou as flores nas zonas apropriadas do jardim, com mais ou menos sol. Controle periodicamente o seu terreno com um kit de medição do pH. Isto indicar-lhe-á se necessita de fertilizante ou de uma nova camada de terra.
Descubra quais as plantas que precisam de um cuidado especial em condições climatéricas especiais.
Uma vez plantadas todas as suas sementes, assegure-se de que pode dedicar pelo menos uma ou duas horas por semana para tratar do seu jardim. Deve fertilizar a terra e regá-la com regularidade.
Escreva um memorando das suas actividades anotando as que funcionaram e as que, pelo contrário, ainda devem ser melhoradas para a sua próxima plantação.
Geralmente na manutenção dos jardins incorre-se em excessos, como rega em demasia, fertilização excessiva ou cortes muito frequentes.
A jardinagem pode ser trabalhosa mas deve ser relaxante, por isso divirta-se!
Adubos
As plantas necessitam de diversos elementos químicos:
Carbono, hidrogénio, oxigénio, nitrogénio, fósforo ,enxofre, cálcio, magnésio, potássio, boro, cobalto, cobre, ferro, manganês, molibdénio e zinco.
Alguns desses elementos estão amplamente disponíveis no meio ambiente de nosso planeta e são diretamente assimiláveis pelas plantas, como Carbono, Hidrogénio, e Oxigénio. Outros, apesar de fartamente disponível na atmosfera, não são directamente absorvíveis pelas plantas, ou o processo de absorção é muito lento face à demanda produtiva. Aos elementos necessários e que são normalmente adicionados pelos agricultores a suas plantações para suprir essas deficiências e aumentar a produtividade é que chamamos adubo.
Fazer o seu próprio adubo é muito fácil e interessante:
Reserve uma área do seu terreno para este fim, de preferência num terreno que tenha boa drenagem. Faça um buraco ou escolha um recipiente para armazenar o seu material de adubo que será composto de flores caídas, folhas mortas, restos de legumes, grama cortada, serragem de madeira, etc... Faça camadas com o material de adubo de 20 a 30 cm de espessura. Coloque sempre por cima uma camada de terra de uns 5 cm. Vá repetindo as camadas, pressionando uma sobre a outra e regue com frequência. No fim terá o melhor adubo natural para as suas plantas - o húmus.
Além do adubo natural existem os adubos fabricados com fórmulas, visando abastecer cada planta com suas necessidades nutritivas em dosagens adequadas.
Podem ser líquidos, granulados, em pó, etc... e tendo também na sua fórmula aditivos variados : magnésio, inseticida, herbicida,( fósforo, azoto,potássio).
Cada produto é dosado pelas características de cada tipo de plantas, por isto deve-se sempre respeitar as indicações dos fabricantes.
Um bom herbicida e que está bem à mão... a água de cozimento das suas batatas... coloque (fria) na terra dos seus vasos e no jardim.
Sem comentários:
Enviar um comentário