saiba mais em www.mybesthome.eu
- Plantação de árvores. Se o local onde plantarmos uma árvore for muito ventoso, convém providenciar uma protecção contra o vento. Uma estaca ao lado da árvore, à qual se ata o tronco da árvore (com um material flexível e não cortante, para deixá-la crescer sem provocar uma ferida no tronco da árvore - o ideal é reutilizar uma tira de borracha de uma câmara de ar velha). A esta estaca chama-se por vezes tutor, por orientar o crescimento da jovem árvore.
- Monda
Mondar é tirar as ervas daninhas do jardim. Para esta operação precisamos de luvas, um sachola, um ancinho e uma vassoura de relva. Uma erva daninha é uma planta como outra qualquer só que, por motivos estéticos ou por se reproduzirem muito rapidamente, podem ser indesejáveis no nosso jardim. Além de um jardim não ficar tão bonito como poderia se tiver plantas daninhas, estas retiram às outras plantas espaço, sol, água e alimento. Em qualquer altura do ano devem-se controlar as ervas daninhas mas a altura mais crítica é a Primavera, quando todas as plantas, incluindo as daninhas, crescem com mais vigor.
O que, no nosso jardim, pode ser uma planta desejada pode ser, noutro jardim, uma planta daninha. Ou mesmo no nosso, se não for controlada.
Depois de as retirar, podem-se cobrir as áreas livres com estilha, por dificultar o seu acesso à luz. Quando se arranca uma erva daninha, deve-se tirar o máximo possível da raiz. Muitas vezes basta um pequeno pedaço de raiz para que a planta volte a crescer. Deve-se ter sempre cuidado para não danificar as raízes das nossas plantas.
Se se utilizarem herbicidas é necessária muita precaução. Sigam sempre as instruções à risca e nas menores quantidades possíveis.
- Controlo de pragas.
Por vezes aparecem organismos que prejudicam o nosso jardim, por se alimentarem das plantas. A melhor maneira de tentar controlar essas invasões é atraindo os predadores desses seres para o nosso jardim. Apesar de a maior parte das pessoas não ter muita simpatia por alguns destes bichinhos, eles são muito úteis para manter o nosso jardim saudável. As aranhas, as centopeias, os moscardos e as joaninhas são excelentes aliados na nossa luta contra as pragas de ácaros, os afídios, os gorgulhos, os pulgões, etc.
- Ferramentas
Para fazer um jardim é indispensável mexer em ferramentas. É igualmente indispensável ter cuidado ao manejá-las. Tenham muito cuidado na sua utilização ou peçam a alguém mais experiente para vos ajudar.
Absolutamente indispensáveis ao jardineiro, as ferramentas permitem-lhe efectuar todas as operações - raspar a terra, revolvê-la, alisá-la, picá-la, cortá-la - necessárias para transformar um terreno despido ou coberto de mato num local produtivo ou de descanso. As ferramentas variam conforme os trabalhos. Desde os vasos, à grande horta, passando pelos canteiros de flores, às grandes árvores, cada pessoa utilizará a ferramenta adequada que lhe facilite mais a sua tarefa. A ferramenta certa permite diminuir a força empregue, melhora o rendimento e evita a fadiga. As ferramentas necessitam de limpeza e manutenção regular para que durem mais anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário