Plantas Interiores

saiba mais em www.mybesthome.eu


Plantas Interiores
Se for plantar em vários vasos, o aconselhável é que sejam de tamanhos variados e de diversas alturas, e depois colocá-los uns ao lado dos outros. Os menores devem conter as plantas de sombra e os maiores as de sol.
Ao plantar em vasos, você deve observar alguns critérios para a colocação da terra e também a drenagem. Qualquer que seja o vaso, ele terá de ter um furo no fundo para escoar a água das regas. Esse furo não deve ser demasiado grande para que apenas a água passe por ele, pois, se a terra também passar, a planta irá perder os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Outro cuidado é não colocar terra até o limite da borda, para não dificultar as regras. O ideal é deixar uma altura livre de cerca de 2cm da borda do vaso para que a água não transborde.

Cada planta tem uma necessidade de água. Para saber se sua planta necessita de água, coloque o dedo na terra, pressionando-o. Se o dedo ficar sujo com partículas, não precisa de regar. Se o dedo ficar praticamente limpo, apenas com poeira seca, é altura de regar a planta.
Se as plantas que você tem em vasos pequenos parecem não receber bem a rega, coloque o vaso dentro de uma bacia com água, (um dedo abaixo da borda do vaso) e deixe o tempo suficiente até as bolhas de ar terminarem. Assim terá um vaso humedecido por igual.
Sistema rega na ausência
Você pode produzir um sistema de rega automático com muita facilidade. Faça uma mecha, com fio torcido ou um outro tipo de material absorvente. Em seguida enfie uma ponta da mecha na terra do vaso e a outra ponta num recipiente com água. Coloque o recipiente na mesma altura do(s) vaso(s) para facilitar a transferência da água, fique atento à humidade na mecha e na terra.
Nunca deixe a água acumular no pratinho, isto pode provocar o apodrecimento das raízes e morte das plantas.
Se você vai pedir à sua vizinha para regar suas plantas na sua ausência, existe um meio simples de evitar confusão e aborrecimento com quem afinal está a fazer um favor... Antes de viajar agrupe os seus vasos por necessidade de água. Separe tanto quanto possível os grupos. Assim será fácil de escrever ou desenhar um plano simples de rega e cada planta receberá a água que necessita..
Se você for sair por alguns dias, coloque as plantas num lugar com pouco sol e bem fresco (sem vento), assim elas terão menos necessidade de água durante sua ausência.

Muitas plantas de interior, cada dois ou três anos, precisam ser transplantadas para vasos maiores e o período ideal para efectuar esta operação é precisamente na transição do Inverno para a Primavera.
Existem alguns sinais que indicam que está na altura de mudar o vaso da sua planta:
As raízes começam a saltar para fora do vaso; Aparecem resíduos esbranquiçados à superfície da terra. Estes resíduos são um sinal de "cansaço" da terra, que perdeu as suas propriedades nutritivas. Pode também significar que está a adubar demasiado a terra; Se notar que a sua planta não está a gerar rebentos (e você não alterou a luminosidade nem deixou de regar com regularidade), poderá significar que está na altura de mudar de vaso.
Quando decidir mudar a sua planta certifique-se de que comprou a qualidade de terra adequada para este tipo de planta. Coloque a planta num vaso com maiores dimensões do que o anterior. Se for utilizar um vaso de terracota terá de previamente emergi-lo em água durante alguns minutos; esta operação é conveniente para evitar que a terracota absorva a humidade da terra.


www.mybesthome.eu

Sem comentários: