saiba mais em www.mybesthome.eu
Os quartos são divisões muito pessoais, onde o gosto de quem os habita deve predominar. Lembramos-lhe que diversos são os benefícios que um ambiente repousante lhe pode trazer.
- Branco: é maravilhoso, é expressivo, estimula os sentidos, dá uma sensação de paz. Mas, quando usado em excesso, promove cansaço. Um ambiente todo branco não é usado nos tempos atuais.
Se você gosta do branco para as paredes de sua casa, óptimo. O branco dará um ar de amplitude e de claridade, mas faça um jogo de cores com os seus estofados, tapetes e objetos de decoração.
- Amarelo: dá-nos a sensação que devemos agir, pois esta cor actua directamente no nosso sistema nervoso central, estimulando-nos à acção, encorajamento e realização. A cor amarela deve ser usada com moderação, principalmente quando utilizada num tom mais forte. Se você precisa de mais luminosidade dentro da sua casa a cor amarela será muito bem vinda.
- Laranja: tem a função de nos estimular e nos alegrar. O laranja é uma cor contagiante, e principalmente quente. Por essa razão deve ser usada com cuidado, para o ambiente não ficar muito carregado. Evite usar laranja em toda a divisão. Nas paredes de uma sala, por exemplo, limite-se a usá-la em apenas numa das paredes, ela traz alegria sem promover a irritabilidade nas pessoas.
- Vermelho: funciona como estimulante, tem uma acção poderosa sobre o estado de ânimo, e deve ser usada com cautela. Alguns povos, como os italianos e chineses, por exemplo, gostam muito do vermelho. Mas esta cor deve ser usada com moderação pois é a cor que estimula a irritabilidade, agressividade e a fadiga. Se você quer colocar a cor vermelha em sua casa, limite-a apenas a uma parede quebrando o tom forte com cores mais suaves, ou ainda você terá a opção em objetos de decoração e almofadas, estofados, cortinas etc.
- Verde: tem um efeito calmante, por isso relaxa. Psicologicamente dá a impressão de distância e leveza. A cor verde tem o efeito calmante mas, se usada sem controle, torna o ambiente monótono. É uma óptima cor para ser aplicada em ambientes onde se quer propagar a tranquilidade. Poderá quebrar o ar monótono do verde com objetos de decoração, mas sempre tomando o cuidado para não carregar também nessa área.
- Azul: também induz um efeito calmante, porém ele também é vitalizante. Psicologicamente dá a impressão de distância, diminuição de peso e de um ambiente refrescante. Por exemplo, olhe para o céu e veja que a calma e a paz que nos invade é muito boa. Você pode transmitir esta paz para dentro de sua casa, porém, se for usada em excesso, torna o ambiente frio e vazio.
- Preto: é uma cor sóbria. Quando usada em ambientes deve ser limitada a objetos e estofados. O ambiente com predominância da cor preta fica pesado e carregado.
A aplicação de cores no ambiente requer equilíbrio. Se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.
A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita misturando os mais claros com os mais escuros. Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.
Quem pretende usar cores mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente, como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção, e evitar destacar paredes recortadas.
No tecto, dois truques básicos são usar uma cor mais escura para “rebaixar” um tecto alto, "diminuindo" o ambiente, e optar por uma mais clara, de preferência branco, para "ampliar" o espaço diminuto.
Sem comentários:
Enviar um comentário