Quarto

saiba mais em www.mybesthome.eu


Em média, passamos cerca de um terço das nossas vidas na cama. Por causa disso deve-se dispender algum tempo e esforço a criar um ambiente harmonioso e calmo para esta divisão. É aqui que se relaxa, se descansa, se estuda. O quarto é o local onde procuramos refúgio durante períodos de doença ou fraqueza física e emocional. É por isso que se considera o quarto umas das divisões mais importantes das nossas casas.
Mais importante que a quantidade de sono que conseguimos dormir cada dia é a sua qualidade, e isso é influenciado pela localização e disposição do mobiliário que tem no seu quarto. Sempre que possivel, escolha divisões longe do barulho da rua. Evite zonas em que haja a possibilidade de haver ruídos, como zonas de máquinas, cozinhas e casas de banho, embora em casos especificos (como para pessoas idosas) seja aconselhável a casa de banho ser próxima.
Existem vários factores que podem influenciar a escolha do local adequado:
Acesso, uma cama de casal requer, logicamente, que os dois ocupantes tenham acesso, pelo que não deve estar colocada num canto, e os populares beliches precisam de espaço para segurança e acesso à cama de cima;
pontos de tomada (corrente), TV ou outros, podem ser determinantes na localização de mesinhas de cabeceira, um toucador ou onde uma TV;
Tenha em atenção que as camas não devem ser colocadas dentro do espaço de abertura dos armários ou gavetas;
Arranjar a cama com mantas e almofadas espalhadas com cor cria um ambiente confortável e aconchegante quando não está em uso, e as cores e texturas que utiliza podem dar ao quarto um certo estilo;
Seja por gosto pessoal ou por seguimento fundamentalista do Feng Shui, a localização das portas podem também influenciar a posição desta peça.
Segundo as orientação do Feng Shui a posição ideal da cama é diagonalmente oposta à porta e com a cabeceira o mais afastada da porta possível. Esta posição permite a melhor vista sobre quem entra no quarto e segundo esta filosofia confere controlo sobre o próprio destino. Ainda de acordo com estes princípios, se a cama for mal colocada e especialmente se for colocada na parede oposta à porta – simbolicamente similar a um caixão na China – podem surgir sintomas de depressão nervosa e doença. Se não houver outra hipótese de colocação da cama, o Feng Shui sugere várias metodologias, entre elas a colocação de um espelho de frente para a entrada.
O quarto é, provavelmente, a divisão com a mais longa lista de mobília “indispensável” de toda a casa, mas considere que um quarto muito cheio é um sitio onde é dificil de relaxar e parece muito mais facilmente desarrumado.
Considere algumas questões:
Todas as suas roupas têm que estar “armazenadas” no seu quarto? As roupas menos usadas ou mais volumosas, como casacos, podem estar guardadas noutro espaço da casa, reduzindo assim a necessidade de armários dentro do quarto. Existe sempre a possibilidade de se considerar, se houver espaço, um quarto de vestir. Embora muitas vezes seja considerado um luxo, é muito prático e não tem que ocupar muito espaço.
Tem a certeza que o computador tem que estar no seu quarto? Estudos sobre terapia do sono sugerem que a mera presença de um computador no quarto pode perturbar o sono, além disso ocupa espaço.
Finalmente, lembre-se que embora estejamos a abordar cada espaço individualmente, deve ter atenção que cada espaço faz parte do um todo que é a sua casa.


www.mybesthome.eu

Sem comentários: