saiba mais em www.mybesthome.eu
Para manter os seus móveis sempre bonitos devem ser mantidos sempre limpos e evitar respingos de água (caso aconteça, secar imediatamente).
Os móveis não podem ficar expostos ao sol (se o seu quarto é para o sol da tarde, use uma cortina com black-out. Se está exposto ao sol da manhã, pode ser uma mais fina). O sol vai deixar a madeira manchada e as lâminas vão descolar.
Para dar brilho à madeira um pano seco, limpo e macio é o mais recomendado. Nos móveis (madeira) com verniz não se deve aplicar produtos químicos. Já as superfícies metálicas exigem um tratamento mais específico. Os puxadores metálicos com banho de cromo ou os de aço inox devem ser limpos com panos macios. Aplique uma camada muito fina de cera polidora de carro e dê um polimento com pano seco. Este tratamento ajuda a aumentar a vida útil, além de manter o puxador sempre a brilhar e com um aspecto novo.
Á quem diga que um mesmo óleo serve para todas as madeiras... mas não é bem assim! Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajuda a hidratar a madeira, proporcionando brilho e protecção. Já na madeira clara não se deve usar óleo de peroba, pois pode manchar em definitivo o seu móvel, é melhor passar cera incolor pastosa com silicone, mas faça sempre um teste numa parte não visível do móvel antes de aplicar definitivamente a cera.
Para dar brilho a um objeto cujo verniz está opaco, basta fazer uma mistura em partes iguais de terebentina e óleo de peroba.
Depois com um pano macio molhado com esta mistura, esfregar bem a superfície do objeto.
Se pretendemos pintar ou envernizar um móvel já encerado, temos de começar por tirar toda a cera, aqui estão algumas ideias que funcionam:
- Lavar com água morna com um pouco de lixívia, depois lavar bem com água pura.
- Eliminar a cera usando terebentina.
- Lavar com querosene, depois com água e sabão.
Arranhões superficiais
Para tirar arranhões superficiais de um móvel de madeira, esfregar a zona com uns dentes de alho até conseguir encher as marcas, deixaremos secar antes de eliminar o que sobre com um pano, para em seguida aplicar a cera.
Para disfarçar arranhões ou pequenos defeitos na superfície dos móveis, preencha os orifícios com cera de abelha. Passe em seguida com um pano para dar lustro. Nos móveis de nogueira, esfregue o arranhão com um pedaço de noz-moscada.
Riscos ou Arranhões Profundos
Um móvel feito de madeira pode ficar marcado por um golpe de uma cadeira ou a queda de um objeto mais duro sobre ele, etc.
Para retirar uma marca quanto mais rápida for a ação mais probablidades teremos de sucesso.
Comece por retirar o polimento ou verniz do lugar onde foi feita a marca.
Com cuidado para não se queimar, verta sobre a marca água a ferver. Para esta operação deve utilizar um pedaço de pano embebido nessa água, reduzindo assim o risco de queimaduras. Tenha cuidado para a que água não escorra para outros lugares, poderá manchar uma parte do móvel que está perfeita.
Não deixe a água arrefecer, é muito importante que esta esteja todo o tempo a ferver. Vá aplicando até que a marca tenha desaparecido.
Deixe secar à temperatura ambiente durante pelo menos 12 horas, depois de bem seco passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afectada com o resto da madeira à volta. Dê o acabamento de acordo com o resto do móvel.
Sem comentários:
Enviar um comentário